Nome :
Cálcio
Grupo : Minerals
O corpo humano contém aproximadamente 1-2 kg de cálcio encontrado em dentes e ossos. Uma porção mais pequena é em estruturas celulares e fluidos do corpo. Grande parte do osso é constantemente atualizado. Diárias a partir de-los e restaurado 700-800 miligramas de cálcio.
A principal função de cálcio é o de proporcionar uma formação óssea - é o elemento estrutural que determina a sua força e densidade. Além disso, mineral executar outras funções orgânicas vitais - participam na contração muscular e excitabilidade nervosa, bem como a actividade do músculo cardíaco. Quando a quantidade de cálcio na dieta diária é insuficiente, sob rigoroso controle do sistema hormonal, o corpo aquisição de itens dos ossos.
A principal fonte de cálcio é a comida. A parte que passa a partir do intestino para os fluidos corporais é biologicamente absorvida cálcio utilizado pelo corpo. Elemento é absorvida de forma diferente por diferentes produtos. Por exemplo, em cereais e espinafre ingestão de cálcio a partir do intestino delgado é mais baixo devido à presença nestes alimentos ácido oxálico. A assimilação de cálcio é difícil no caso da diabetes ou que tomam certos medicamentos. Mas para a implementação do processo necessário os vitaminas lipossolúveis A e D.
Os lacticínios contêm mais de cálcio e uma elevada biodisponibilidade do elemento. Eles fornecem cerca de 75% das necessidades diárias de cálcio. Posição de liderança neste domínio é iogurte, que não só é delicioso sabor, mas também com a maior quantidade de cálcio absorvível. Inclusão diariamente na dieta reduz o risco de osteoporose e é a maneira mais eficaz de prevenir a doença. O que é mais verdadeiro para as pessoas que não conseguem digerir a lactose no leite - 47% deles sofrem de osteoporose.
Hoje, a osteoporose é uma saúde grave problema social e para a sociedade. Caracteriza-se por uma diminuição progressiva da massa óssea e deterioração da sua microestrutura - osso torna-se frágil e quebradiça, mesmo depois de um derrame menor. Um dos factores de risco para a osteoporose é a idade. Como as pessoas envelhecem, a perda de massa óssea pode atingir até 30-40% para mulheres e 20-30% em homens. Pessoas ameaçadas e jovens, devido ao crescimento dos ossos. Eles são obrigados a 1500 mg de cálcio por dia, e estudos mostraram que dietético que recebem 50-60% desta quantidade. O consumo regular de alimentos com cálcio é essencial para a construção de ossos fortes e prevenir a osteoporose.
Verificou-se que o cálcio regula a pressão sanguínea. Existe uma ligação estreita entre o cálcio da dieta biologicamente absorvido e reduzir a hipertensão. Sem dúvida, a manutenção do peso corporal normal é uma das principais maneiras de controlar a pressão arterial.
O cálcio também diminui o risco de cancro do cólon por meio da ligação de ácidos gordos e de ácidos biliares a partir dos alimentos, tais como a eliminação da irritação do cólon. Estudos recentes mostram ainda um efeito benéfico do elemento. O seu elevado teor em alimentos reduz a formação de pedras nos rins. Uma quantidade de 850 mg de cálcio por dia é suficiente para a remoção eficaz de oxalatos do corpo e pode ser fornecida a partir de iogurte, com um teor de gordura reduzido. O cálcio é uma barreira fiável para prevenir doenças intestinais. Conecta-se um número de microorganismos benéficos, na mucosa intestinal e forma uma fralda biológica. A partir do acima referido, é evidente que o cálcio está envolvida em muitos processos fisiológicos importantes. A constante falta do elemento pode levar a consequências graves para o esqueleto e no funcionamento normal do corpo.